“Desenvolvendo jovens mentes através da educação musical”
A música é a única actividade
conhecida que proporciona o desenvolvimento global do cérebro.
Promove não só o desenvolvimento da literacia musical, mas também
das capacidades linguísticas, motoras e de coordenação, sociais,
emocionais e cognitivas.
|
Porquê Aprender Piano ?
Durante muito tempo se
advogam os benefícios extramusicais produzidos pela prática musical.
Investigações científicas recentes no domínio educativo produziram
evidências significativas do valor extrínseco da educação musical. Em
particular, as investigações neurológicas publicadas nos últimos anos
demonstram que as crianças que aprendem piano demonstram um especial
incremento no desenvolvimento de competências espacio-temporais e de
raciocínio – capacidades essenciais para a compreensão dos conceitos
científicos e matemáticos. Este facto é explicado como sendo o resultado
das relações espaciais entre a representação visual e linear e as
alturas de som (frequências) presentes num piano.
Por outro lado, a investigação científica estabeleceu uma
clara conecção entre a participação activa das crianças o mais cedo
possível em actividades artísticas - e em particular na
aprendizagem do piano, e o desenvolvimento do pensamento crítico, da
criatividade e resolução de problemas, da comunicação, do trabalho
colaborativo e da autoconfiança.
Um estudo
longitudinal efectuado com crianças do ensino pré-escolar depois
de oito meses de treino de Piano, demonstrou um aumento de 46% das
suas capacidades espacio-temporais
IQ.
American Psychological Association, Los Angeles,
August 1994,Rauscher,
F.,Shaw, G. Levine, L. Ky, K
|
|
Edwin
Gordon, proeminente iinvestigador e professor de educação musical,
afirma que “a aptidão
musical é o produto, quer do potencial inato, quer das
experiências musicais proporcionadas desde cedo às
crianças”.
"All
About Audiation and Music Aptitudes," Music Educators Journal, No.
41, Sep. 99)
|
Uma equipa de
investigadores reportou que, ao explorar as relações entre a
música e a inteligência, a aprendizagem do piano produz efeitos
superiores no desenvolvimento do pensamento abstracto nas crianças
em comparação com ou-tras actividades musicais.Neurological
Research, Vol. 19, Feb. 1997, Shaw, Rauscher, et al.
|
|
Investigações
revelam fortes correlações entre educação musical de qualidade e o
aproveitamento escolar. A prática de instrumento musical favorece
o processo de aprendizagem através da estimulação integrada dos
sentidos, da atenção, das capacidades cognitivas,
emocionais e motoras, que constituem os alicerces
de toda a aprendizagem.
Empathy, arts and Social
Studies, 2000, Konrad,
R..
|
Após a participação num programa de aprendizagem
musical sequencial, baseado no desenvolvimento gradual de
competências musicais, crianças do 1º ciclo com dificuldades de
aprendizagem demons-traram um claro progresso na leitura e na
matemática.
Nature, May 23, 1996, Gardiner,
Fox, Jeffrey and Knowles.
|
|
Em
aulas de ensino pré-escolar, crianças que aprenderam piano
obtiveram valores 48% superiores em testes de avaliação das
competências espacio-temporais.
Early Childhood Research Quarterly, Volume 15,
Issue #2, Sept. 2000, Rauscher, F.
and Zupan, M
|
Ecrans exemplificativos do metodo "kids@piano": pentagrama, e jogos didáticos para
treino auditivo, visual e motor no 1º nivel. Progressivamente e até ao
nivel 6 os simbolos dão lugar a notas e o pentagrama passa à horizontal.
Inscrições abertas
2009/2010
|