Kids@Piano

Home
Serviço

“Um método inovador para uma aprendizagem natural e gradual do piano e da notação musical,”. A partir dos 3 anos...e adultos.


“Desenvolvendo jovens mentes através da educação musical”

A música é a única actividade conhecida que proporciona o desenvolvimento global do cérebro. Promove não só o desenvolvimento da literacia musical, mas também das capacidades linguísticas, motoras e de coordenação, sociais, emocionais e cognitivas.

Porquê Aprender Piano ?

Durante muito tempo se advogam os benefícios extramusicais produzidos pela prática musical. Investigações científicas recentes no domínio educativo produziram evidências significativas do valor extrínseco da educação musical. Em particular, as investigações neurológicas publicadas nos últimos anos demonstram que as crianças que aprendem piano demonstram um especial incremento no desenvolvimento de competências espacio-temporais e de raciocínio – capacidades essenciais para a compreensão dos conceitos científicos e matemáticos. Este facto é explicado como sendo o resultado das relações espaciais entre a representação visual e linear e as alturas de som (frequências) presentes num piano.

Por outro lado, a investigação científica estabeleceu uma clara conecção entre a participação activa das crianças o mais cedo possível em actividades artísticas -  e em particular na aprendizagem do piano, e o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e resolução de problemas, da comunicação, do trabalho colaborativo e da autoconfiança.

Um estudo longitudinal efectuado com crianças do ensino pré-escolar depois de oito meses de treino de Piano, demonstrou um aumento de 46% das suas capacidades espacio-temporais IQ. American Psychological Association, Los Angeles, August 1994,Rauscher, F.,Shaw, G. Levine, L. Ky, K

 

Edwin Gordon, proeminente iinvestigador e professor de educação musical, afirma que “a aptidão musical é o produto, quer do potencial inato, quer das experiências musicais  proporcionadas desde cedo às crianças”. "All About Audiation and Music Aptitudes," Music Educators Journal, No. 41, Sep. 99)

Uma equipa de investigadores reportou que, ao explorar as relações entre a música e a inteligência, a aprendizagem do piano produz efeitos superiores no desenvolvimento do pensamento abstracto nas crianças em comparação com ou-tras actividades musicais.Neurological Research, Vol. 19, Feb. 1997, Shaw, Rauscher, et al.

Investigações revelam fortes correlações entre educação musical de qualidade e o aproveitamento escolar. A prática de instrumento musical favorece o processo de aprendizagem através da estimulação integrada dos sentidos, da atenção, das capacidades cognitivas, emocionais e motoras, que constituem os alicerces de toda a aprendizagem. Empathy, arts and Social Studies, 2000, Konrad, R..

Após a participação num programa de aprendizagem musical sequencial, baseado no desenvolvimento gradual de competências musicais, crianças do 1º ciclo com dificuldades de aprendizagem demons-traram um claro progresso na leitura e na matemática. Nature, May 23, 1996, Gardiner, Fox, Jeffrey and Knowles.

Em aulas de ensino pré-escolar, crianças que aprenderam piano obtiveram valores 48% superiores em testes de avaliação das competências espacio-temporais. Early Childhood Research Quarterly, Volume 15, Issue #2, Sept. 2000, Rauscher, F. and Zupan, M

                           

Ecrans exemplificativos do metodo "kids@piano": pentagrama, e jogos didáticos para treino auditivo, visual e motor no 1º nivel. Progressivamente e até ao nivel 6 os simbolos dão lugar a notas e o pentagrama passa à horizontal.

 

Inscrições abertas

2009/2010

geral@kidspiano.pt


 

 
 

Kids@piano, teens@piano, adults@piano, seniors@piano, musiqclub

Leiria (orfeão de Leiria), Marinha Grande, Batatalha, Caldas da Rainha, Lisboa (brevemente) e Sintra (brevemente).

Aulamusica - Tecnologia Educação e Cultura,Lda  .  Sede: Rua da Azinheira, 8 -6250-181 Bendada  .  Escritório (Lisboa): Rua Alexandre O'neill, 11-3ºF 2745-896 Massamá 

Phone/Fax: 214398038  Gsm: 931152651   E-mail: geral@aulamusica.pt